A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de treinamento sobre instalação de Biodigestores do Projeto Escolas +Verde” do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O treinamento oferecido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Social, Econômico, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal (CIDESAT) ocorreu no dia 05 de Outubro de 2023, na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, das 09:00 as 10:30 hora, e envolveu técnicos e secretários dos municípios de Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal e Santo do Céu.
Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “O objetivo do treinamento é capacitar agentes dos municípios sobre a instalação correta dos biodigestores nas escolas públicas selecionadas pelo projeto do Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal, e permitirá tornar essas escolas espaços mais limpos e sustentáveis. Participaram o Secretário Municipal Vagner Meira Teixeira, o chefe do Departamento de Meio Ambiente Robson dos Santos de Andrade e o agente de inspeção sanitária Felipe Crispim dos Reis.
O Projeto “Escolas +Verdes” beneficiará 08 municípios associados ao consorcio intermunicipal. O município de São José dos Quatro Marcos através de solicitação da SEFAICO, será atendido com a instalação de 02 dois biodigestores autossuficientes, um na Escola na Escola Vereador Evilásio Vasconcelos e outro na Escola Municipal Rural Boa Esperança.
Os biodigestores instalados pelo Projeto “Escolas +Verdes” receberá até 40 litros diários de resíduos orgânicos mais água. A capacidade de produção de biogás é suficiente para um fornecimento de 08 horas por dia de consumo em um fogão de 2 bocas.
Segundo o Prefeito Jamis Silva Bolandin, “A produção de biogás a partir de resíduos orgânicos produzidos nas escolas e das comunidades circunvizinhas é uma ação capaz de promover a sustentabilidade nas escolas brasileiras.
O biodigestor é um equipamento que produz biogás e biofertilizante líquido a partir da digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, como cascas de frutas e legumes. O biodigestor também produz um outro subproduto que é o biofertilizante líquido, que pode ser utilizado em hortas, pomares e jardins da escola.
O projeto do CIDESAT foi selecionado em 2022, o Edital de Chamamento Público nº1/2022 MMA para implantação de biodigestores em escolas públicas, através de Consórcios Públicos. O Escolas +Verdes do Ministério tem como objetivo promover a sustentabilidade nas escolas brasileiras, com um investimento inicial previsto em até R$ 300 milhões.
O biodigestor ainda cumpre um papel importante de ensino e aprendizagem, para despertar a educação e cidadania ambiental, e permite a conexão com matérias como ciências, química, física, matemática e biologia. As escolas selecionadas receberão o Selo Escola +Verde do MMA.